Eu sou Andréa, idealizadora, criadora e artesã da Fuxicaria Dedéa.
Sou psicóloga, arteterapeuta, contadora de histórias, reikiana e focalizadora de danças circulares. Ah! E apaixonada por trabalhos manuais!!!
Eu sempre fui rodeada de arte, minha avó fazia colchas de retalhos, minha tia costurava, cresci ouvindo que minha bisavó fazia bonecas de pano e minha mãe sempre fazia algo diferente, ora crochê, tricô, bordado e um dia descobri que ela realizou entrelaçamentos com missangas. Essa descoberta foi como achar um tesouro escondido dentro de um baú!
Eu era criança (não sei precisar quantos anos eu tinha) e queria pegar algo dentro de um armário, como eu não alcançava a prateleira, subi numa cadeira e foi quando notei lá no fundo, dentro de um copo, uma tira de missangas entrelaçadas formando  pequeninas flores vermelhas e brancas. Aquele trabalho tomou conta do meu coração, mas minha mãe não se lembrava mais como fazer aquelas florzinhas. Mas inquieta que sou, tentei, tentei até conseguir fazer as minhas mini florzinhas de missangas e então tomei gosto por esses entrelaçamentos.

Fuxicaria Dedéa

Como falei acima eu sempre fui rodeada de pessoas que desenvolvida algum tipo de trabalho manual e também sempre fui muito estimulada desenvolver minhas ideias mirabolantes. Lembro de ouvir uma tia contar sobre as bonecas de pano que minha bisavó fazia e isso me estimular a fazer as minhas. Certa vez peguei alguns retalhos velhos de tecido, tesoura e linhas e confeccionei os meus primeiros bonecos de pano. 
Outra vez meu irmão pediu para tentar fazer uns nós parecidos com uns que havia em um chaveiro que ele gostava muito... mais tarde descobri que aqueles compunha a técnica de Macramê e a partir disso comecei a confeccionar cintos e bolsas de macramê. 

Entre o ano de 1999 e 2000 eu comecei a confeccionar as minhas  peças (cintos, colares, brincos, anéis, bolsas) e elas foram chamando atenção e as pessoas começaram a fazer encomendas. E foi assim que comecei a fazer parte de feiras de artesanatos.
No ano de 2008 eu participei com as minhas peças de duas grandes feiras, a Mega Artesanal e a 7ª ed. da feira Só para Mulheres, que aconteceram aqui em São Paulo, Estado onde nasci e vivo.  Na feira "Só para mulheres" eu conheci as flores de fuxicos e descobri o quanto gosto de trabalhos feitos com tecidos.
No início eu apresentava meus trabalho como "Artesanatos da Andréa", depois passou para "Artesanatos da Dedéa" e com a chegada da nova técnica (os fuxicos) viramos "Fuxicaria Dedéa".

Depois que conheci os fuxicos eu consegui resgatar as artes em tecido realizadas pelas mulheres da minha família e além disso, eles se tornaram meus aliados nos trabalhos terapêuticos que realizo.
Aqui é com grato prazer que apresento meus trabalhos, contando, também, a história de cara um. 
Quero dizer que a maior porcentagem das minhas matérias primas são os tecidos, mas há muitos outros incluindo materiais recicláveis.
Sejam bem vind@s.

Comentários